Nº 1264 – ANO XXIV – 14 a 20 de dezembro de 2024
O diabo descobriu que uma das estratégias para ofuscar as festas cristãs é anunciá-las como festas pagãs, e com isto inúmeros cristãos se levantam contra elas, se opõem a elas, a rejeitam e proibem suas comemorações.
Temos que entender que se Jesus não tivesse nascido ‘nunca teríamos Natal’.
O mundo andava em trevas, mas Nasceu Jesus, a luz que ilumina todo o homem.
É bem verdade que ninguém sabe a data exata, sabemos que não foi 25 de dezembro, mas, final de setembro ou começo de outubro, mas temos que olhar pelo seguinte prisma: se o mundo pára um dia do ano para comemorar o Natal, temos que nos levantar e explicar o verdadeiro significado.
É bem verdade que a sociedade fez desta data mais um evento comercial e mercantilista, mas se o mundo atribui natal com papai-noel, duendes, etc, é porque a Igreja deixou de explicar e ensinar o verdadeiro significado, por isso: Vamos resgatar o verdadeiro sentido, disparando mensagens nas redes sociais, canções, a troca de cartões e até presentes mas com o propósito de mostrarmos o verdadeiro significado, porque a grande verdade é que até hoje o Senhor está procurando um “lugar” para nascer, e muitos tem deixado Ele nascer nas estrebarias da vida. Que venhamos aproveitar esta oportunidade e anunciarmos o nascimento do Único que tem poder de nos remir, resgatar e dar a vida eterna – JESUS CRISTO HOMEM, que veio em carne e sangue!
Natal é o Nascimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo – o Verbo que se fez carne e habitou entre nós!
Natal é a mais bela festa do universo, pois é a razão da nossa PAZ, da nossa ESPERANÇA e da nossa FÉ.
De todas as festas cristãs, o Natal é a festa mais cheia de cores, luzes e símbolos dos mais ricos significados.
A questão não é se um objeto faz um símbolo pagão ou de idolatria, a questão está na motivação sincera de coração e o que realmente significa para nós. Não podemos entregar a satanás a festa do Nascimento do Salvador, muito pelo contrário, ele não é dono de nada, nem das chaves da casa dele, então Celebremos em Grande Estilo – O NATAL – A MAIS BELA FESTA!
Pr. Jorge Linhares afirma em seu livro: “Natal – a mais linda festa”, que árvores de Natal – desempenham um papel importante na data comemorativa do nascimento de Jesus. Os cristãos da antiga Europa ornamentavam suas casas com pinheiros no dia do Natal, pois é a única árvore que nas imensidões da neve ainda permanecem verdes. Martinho Lutero estava caminhando um certo dia e olhava para os céus estrelados atrás de um pinheiro, pensando como celebrar o natal em família. De repente ao olhar por entre aquele pinheiro, as estrelas brilhando ao fundo; pensou em uma árvore com velas (pois não tinha energia elétrica), imitando as estrelas, imediatamente cortou um pinheiro e foi decorá-la com frutas e laços coloridos e pequenas velas que acendia a noite enquanto narrava a história do nascimento de Jesus que trouxe luz às trevas da humanidade. A árvore de Natal é um símbolo natalino que representa agradecimento pela vinda de Jesus Cristo, sabendo que Ele é a Videira Verdadeira e o Pai é o Agricultor e que exerceu o ofício de Carpinteiro.
A idéia da troca de presentes no Natal está relacionada a diversos motivos, entre eles porque neste Nascimento marcante, magos do Oriente trouxeram presentes ao menino Jesus, sendo então até hoje uma forma de lembrar que a oferta generosa de Deus em Cristo é um presente a todos nós. A Estrela representa a resplandecente Estrela da Manhã, ou até o Sol da Justiça; pois uma estrela guiou os magos até o local do nascimento. (A Estrela colocada no topo da árvore representa a estrela que guiou os magos, e os pisca-piscas, representam os cristãos “pequenos cristos” que devem brilhar como luz do mundo em um mundo em trevas).
Os musicais simbolizam os anjos que vieram a terra para louvar a Deus pelo nascimento do Cristo, pois não há registro de outra história em que os anjos cantaram por um nascimento!
Os cartões de Natal na verdade surgiram na Inglaterra em 1844 onde um famoso artista chamado William de Birmingham começou a pintar as cenas natalinas e a escrever mensagens para presentear seus amigos contando a Verdadeira História de Natal; suas obras fizeram um tremendo sucesso e no próximo ano ele as reproduziu em cartões para continuar presenteando seus amigos, a idéia se espalhou rapidamente e durante anos e anos tem sido usada para lançar uma semente da Palavra de Deus.
Não podemos entrar em um farisaísmo hipócrita e aceitarmos as mentiras de satanás, muito pelo contrário, temos que aproveitar as oportunidades e fazermos como o apóstolo dos gentios – Paulo de Tarso – “Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para, por todos os meios, chegar a salvar a alguns. E eu faço isso por causa do evangelho, para ser também participante dele” 1Co. 9:22-23.
Que possamos aproveitar a oportunidade e anunciar a tempo e fora de tempo que o REDENTOR NASCEU, e Ele é o motivo, a razão do nosso Natal.
Desde já um Feliz Natal a todos !
Claayton Nantes
ความคิดเห็น