top of page
Foto do escritorClaayton Nantes

BOLETIM 1256 - ARMADURA DE DEUS

Nº 1256   –   ANO XXIV   –   19  a  25  de  outubro  de   2024



É notório que estamos em uma batalha acirrada, uma guerra ferrenha continuamente em nossa vida, e o apóstolo Paulo nos aconselha: “Tomai TODA armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”. Efésios 6:11

A carta de Paulo aos Efésios é uma riqueza de ensinamentos, mas não podemos nos esquecer que o apóstolo estava preso em Roma, de onde escreveu as cartas de Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom, consideradas ‘Cartas da Prisão’, de onde Paulo estava aguardando o julgamento.

Essa é uma carta repleta de revelações, antes de tudo, Paulo faz uma reflexão abrangente sobre a salvação realizada através de Cristo Jesus e sobre a Igreja em sua relação com Deus e com o mundo, onde Paulo descreve a estrutura ministerial do Governo da Igreja – Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres, bem como também aborda a unidade e o comportamento do cristão, mas chegando à conclusão da carta o apóstolo traz esse importante assunto: REVESTIMENTO PARA BATALHA!

É provável que Paulo estivesse num local onde 24 horas por dia era vigiado por soldados romanos. Soldados estes ornamentados de indumentárias de guerra – ARMADURA, do qual Paulo ficou meditando e meditando o que me permite conjecturar que Paulo faz um paralelo: “se um soldado romano tem capacete, couraça, cinto, espada, calçado e escudo”, o que isso equivaleria à “armadura espiritual”?

“`Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade (CINTO), e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na pr3eparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, orando em todo o tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos”. Efésios 6:13-18

A riqueza das metáforas usadas como figuras de linguagem no texto, nos dá margem para podermos explorar a interpretação com diversas lentes.

Uma delas é quais órgãos que cada peça protege? Capacete, a mente, os pensamentos, a audição, visão, raciocínio, ou seja – SALVAÇÃO.

Couraça, os órgãos vitais, coração, pulmão, esôfago – JUSTIÇA

Cinto – Os lombos e órgãos reprodutores – VERDADE.

Calçado – nosso andar, caminhar, preparação do Evangelho.

Escudo – proteção contra os ataques – FÉ.

Espada do Espírito – tanto uma arma de defesa como de ataque.

Mas também podemos fazer um paralelo de cada item da armadura com a Palavra, pois a salvação vem através do que se crê no coração e confessa com a boca – PALAVRA – Capacete da Salvação; Couraça da Justiça – assim como o ferro com o ferro se afia; cinto da verdade – a VERDADE DA PALAVRA DE DEUS; calçado os pés com a preparação do Evangelho – BOAS NOVAS – PALAVRA. Escudo da fé – a fé que vem ao ouvir e ouvir a Palavra de Deus; espada do Espírito – espada é a Palavra mais afiada do que qualquer espada de dois gumes.

O texto nos mostra claramente o conflito espiritual com uma força das trevas, portanto, nenhuma arma física pode ser usada efetivamente contra espíritos malignos, se a guerra é espiritual então precisamos de armas espirituais, e as armas da nossa milícia não são carnais, mas são sim poderosas em Deus, com o próprio apóstolo Paulo já tinha escrito na 2 Coríntios 10:4-5

Mas também podemos destacar na armadura que a tática de Deus para vencer a guerra é com VERDADE, JUSTIÇA, SALVAÇÃO, FÉ, PREGAÇÃO DO EVANGELHO, E O ESPÍRITO SANTO.

Às vezes o inimigo da antiguidade colocava obstáculos perigosos no caminho dos soldados que estavam avançando. Isso é bem parecido com os campos minados de hoje. Satanás tem colocado muitos obstáculos no caminho da propagação do evangelho.

Interessante que os dados inflamados do maligno são inevitáveis, mas o escudo do qual Paulo tem a revelação é “ESCUDO DA FÉ”, o escudo do soldado romano tinha que ser tratado diariamente, ele era feito de uma madeira revestida de couro, que tinha a dosagem certa de ser “enxarcado” diariamente para apagar os dardos inflamados, a seta incendiárias, assim é a nossa fé, temos que “regar”, alimentar, diariamente com a Palavra de Deus, de sorte que a fé vem ao ouvir e ouvir da Palavra de Deus!

Essa é a fascinante matéria que estudaremos essa semana, tudo isso e muito mais estaremos meditando, aprendendo e se revestindo para as batalhas do dia a dia, fica aqui o convite para estar conosco na turma da manhã ou noite.


Claayton  Nantes

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page