Nº 1247 – ANO XXIV – 17 a 23 de agosto 2024
A Bíblia é o livro mais rico em figuras de linguagem já existente no meio da literatura mundial da história; mesmo porque as figuras de linguagem são recursos de estilo usados para dar tanto à comunicação falada quanto escrita mais ênfase, expressão e clareza. Ou seja, muitas vezes elas ajudam a tornar a mensagem compreensível e, em consequência, eficiente.
Tendo em vista que Deus sempre quis se comunicar com o homem, O Espírito Santo inspirou homens para escrever com essa riqueza de linguagem, fazendo assim da interpretação bíblica inesgotável, pois um mesmo texto tem sua interpretação literal, profética, messiânica e as vezes até escatológica!
As parábolas, metáforas, símiles, personificação, hipérbole, prosopopeia, antropomorfismo etc., dão ao texto a riqueza de mensagens, entre elas, a visão de “CASA”.
Quando Josué declarou, “escolhei hoje a quem sirvais, porém EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR”, ele estava assumindo o sacerdócio do lar, e declarando ele e sua família.
Quando Jesus disse a Zaqueu: “desce depressa, porque hoje me convém pousar em sua casa”, Jesus estava abordando tanto o literal (residência, propriedade), como também em sua vida (senhorio).
A “CASA” é uma riqueza de metáforas, pois tanto pode ser um lar físico, uma propriedade, residência, como também pode representar a vida da pessoa, (corpo, alma e espírito). Nessa visão, nós temos que saber que a acessibilidade aos cômodos de uma “casa” não pode ser igual para todos os tipos de relacionamentos.
Há pessoas que só podemos dar acesso na “calçada”; outros podemos deixar entrar até à “varanda”; outros podemos colocar até à “sala de estar”; poucas pessoas devem ter acesso à “sala de jantar”, “cozinha”, “banheiro”, e menos ainda devem ter acesso ao nosso “quarto ou ao quartinho da bagunça”!
Devemos discernir e saber quem colocar em ‘cômodos mais íntimos’, porque muitas vezes nos frustramos, nos machucamos e nos decepcionamos com ‘pessoas’, porque demos acesso demais às nossas emoções a quem não deveria! Revelamos muitos segredos e particularidades a pessoas que não tem caráter, integridade, índole!
Pior do que isso, é quando invertermos os valores, e queremos um relacionamento com Jesus somente na calçada ou varanda! É HORA DE COLOCAR JESUS DENTRO DE CASA, Ele sim, deve ter acesso em todos os cômodos, por isso no quesito da oração Ele mesmo nos ensinou – “fecha a porta do seu QUARTO e ora”, e Teu Pai que te vê em oculto te recompensará!
Ao analisarmos os 4 Evangelhos, encontramos pelo menos 12 casas que Jesus visitou, e cada uma delas, Ele tratou uma área.
É tremendo a revelação que temos ao estudarmos “AS VISITAS DE JESUS”, e podemos aprender muitas coisas e sabermos como convidá-Lo a entrar em nossa casa!
“Casa” esta física, família, mas também casa espiritual e emocional, isso é o que estaremos trabalhando nesta série de mensagens: AS CASAS QUE JESUS VISITOU, te desafio a não perder nenhuma ministração dessa série e deixar que Ele continue entrando em sua casa e fazendo morada.
“EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO; SE ALGUÉM OUVIR A MINHA VOZ E ABRIR A PORTA, ENTRAREI EM SUA CASA E COM ELE CEAREI, E ELE, COMIGO”. Apocalipse 3:20
Esse convite Jesus não fez ao ímpio, pecador, gentil, pagão, não, mas essa fala, Jesus falou à IGREJA DE LAODICÉIA – aos membros da Igreja, pessoas que já O conhecem mas que muitas vezes deixaram Ele para o lado de fora da “CASA”. Convide Ele a tomar o lugar de honra, convide-O para cear contigo, para fazer morada, direcionar e lhe dar vitória.
Claayton Nantes
Comentários